quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Despedidas

Calma, não é despedida do blog!

お疲れ様です!

Ontem, às 18h, as pessoas começaram a se levantar de suas mesas. Eu não estava entendendo nada, mas achei melhor imitar. Ficamos um tempo assim, em pé e em silêncio, esperando aqueles que estavam no telefone terminarem suas ligações.
Quando todo mundo estava em pé, anunciaram que dois funcionários iriam deixar a empresa.
Então, começaram os discursos.
Um dos funcionários vai trabalhar para outra empresa e, o outro, teve que sair por questões de saúde.
O presidente daqui, que está ausente no momento, também enviou sua mensagem. Os funcionários foram aplaudidos, receberam flores e alguns colegas mais próximos foram conversar com eles.
Aí tiramos uma foto e voltamos ao trabalho.

Não é a primeira vez que isso acontece desde que estou aqui. Na semana passada, uma mocinha também saiu da empresa. E uma part-time também arranjou um emprego fixo e no último dia dela nós tivemos uns 3 minutos de despedida.

Muito legal isso que eles fazem. Assim você pode, de certo modo, se despedir da pessoa. Melhor do que chegar na segunda-feira e a pessoa não estar lá. E na terça também não. Aí quando você pergunta porque Fulano tá faltando tanto, te respondem:

"Ah, ele saiu da empresa.".

E nem deu tchau??

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Como assim, estágio no Japão?

Acho que muita gente tem vontade de trabalhar ou estudar no Japão, então vou começar este blog explicando como eu vim parar aqui, mesmo sem ter descendência japonesa.

Já é a terceira vez que eu venho para o Japão, sendo que a primeira foi para passear, a segunda foi por meio de uma semi-bolsa da Universidade que recebi para estudar japonês, e agora... vim estagiar!

Não sei se todos conhecem, mas existe uma plataforma global de estudantes e recém-formados chamada AIESEC.
Essa tal de AIESEC colocou um cartaz no departamento da minha faculdade anunciando uma vaga pra trabalhar no Japão, e nem precisava falar japonês. Resolvi tentar a sorte e, depois de uns 2 meses, estava contratada.

A empresa que eu trabalho é responsável pelo recrutamento de pessoas no mundo todo para trabalhar em empresas do mundo todo - principalmente aqui do Japão.

Meu trabalho aqui é relacionado principalmente a pesquisa de mercado. Eu também faço algumas traduções e trabalho com as mídias sociais da empresa.

Vou tentar contar neste blog as minhas experiências aqui na empresa e no Japão :) Espero que gostem!

よろしくお願いします!