quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Despedidas

Calma, não é despedida do blog!

お疲れ様です!

Ontem, às 18h, as pessoas começaram a se levantar de suas mesas. Eu não estava entendendo nada, mas achei melhor imitar. Ficamos um tempo assim, em pé e em silêncio, esperando aqueles que estavam no telefone terminarem suas ligações.
Quando todo mundo estava em pé, anunciaram que dois funcionários iriam deixar a empresa.
Então, começaram os discursos.
Um dos funcionários vai trabalhar para outra empresa e, o outro, teve que sair por questões de saúde.
O presidente daqui, que está ausente no momento, também enviou sua mensagem. Os funcionários foram aplaudidos, receberam flores e alguns colegas mais próximos foram conversar com eles.
Aí tiramos uma foto e voltamos ao trabalho.

Não é a primeira vez que isso acontece desde que estou aqui. Na semana passada, uma mocinha também saiu da empresa. E uma part-time também arranjou um emprego fixo e no último dia dela nós tivemos uns 3 minutos de despedida.

Muito legal isso que eles fazem. Assim você pode, de certo modo, se despedir da pessoa. Melhor do que chegar na segunda-feira e a pessoa não estar lá. E na terça também não. Aí quando você pergunta porque Fulano tá faltando tanto, te respondem:

"Ah, ele saiu da empresa.".

E nem deu tchau??

2 comentários:

  1. Olha só, nunca trabalhei em empresa, então nunca tinha pensado nisso. O Japão pode ser doido e ter mil escrotices, mas no quesito respeito e bons modos, é difícil competir hahah

    ResponderExcluir
  2. aqui na china a pessoa entra e sai que a gente nem percebe rs

    ResponderExcluir