terça-feira, 9 de abril de 2013

Acidentes acontecem...

Oi, gente!
Tudo bem?

Há quanto tempo!!

Enquanto São Paulo está lutando para dar espaço para as bicicletas, aqui em Tóquio é muito comum o pessoal ir pra cima e pra baixo pedalando. Eu acabei não resistindo e adquiri minha própria bici também.

Apesar de eu morar a 10 minutos a pé do trabalho, ou talvez por causa disso, eu sempre estou atrasada. Numa recente sexta-feira, não foi diferente. Neste dia, especialmente, eu estava com uma mala cheia de roupa e tranqueira, que eu coloquei na "cestinha". E, como ia sair à noite, fui de salto pro trabalho.

Super atrasada, fui descer correndo da bicicleta e acabei caindo dela. E ela resolveu cair em cima de mim.
Foto meramente ilustrativa.

Não consegui me levantar e um pessoal me ajudou. Mas foi bem assim: ajuda a levantar - "você tá bem?" - "sim" - "ok" - vai embora.

Bom, levantar eu levantei, mas andar... Fui tentar dar um passo e não consegui. Sentei num cantinho e ninguém veio me ajudar. Resolvi chorar de desespero, porque estava NA FRENTE do prédio onde trabalho, mas sem ter como chamar alguém. Até que uma baatchan (vovó) veio  da lojinha dela até mim perguntando o que foi. Aí outra pessoa também parou para me ouvir e foi até o escritório chamar alguém.

Resumindo: não conseguia andar mesmo. E chamaram a ambulância. Fui pro hospital e o atendimento foi na hora, não esperei um nada (porque fui de ambulância. Indo normalmente pode ficar tranquilo que o chá de cadeira é igual ao do Brasil). Sinceramente, fiquei um pouco chocada com o jeito que é aqui, porque quem me examinou mesmo foram os enfermeiros. O médico só veio pra me abençoar, digamos assim, e ver o exame de raio-x.

No hospital da Universidade de Keio foi assim: cheguei no hospital, fui pra maca, mediram pressão, viram se eu sentia minha perna, tirei um raio x.

Ah, pra tirar o raio x aqui tem que fazer exame de gravidez. Eu NÃO sei falar exame de gravidez em japonês -ainda-. Segue o diálogo com o enfermeiro:

Enfermeiro: "X Ray... @*Y@##*" <- parte em japonês que eu não entendi...

Eu: "Hm? X Ray??"

Enfermeiro: "X Ray... Wakai Josei... Baby... Pregnant...X Ray... Baby... Warui" (Wakai Josei = Moça jovem / Warui = ruim)

Eu: "NO! NO! NO BABY!!!"

Enfermeiro: "*rindo da minha cara* Baby... Test... Kensa... Hm... Exam...!" (Kensa = exame)

Eu: "AHHHHH Test? Ok, ok... But no baby...!"

Enfermeiro: "Kensa ok? Test Ok?"

Eu: "Ok, ok!"

Enfermeiro: "Jaa, ok"

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!! Coitado, deve ter suado frio na hora...

O raio x não sai na chapa, o resultado vai direto pra um PC, que fica na minha "salinha" e o médico acessa o resultado pelo sistema. O remédio também não tem receita, porque é comprado no próprio hospital e o médico também manda direto pra farmácia.

Saindo da sala de emergência você vai pra recepção.

MÓ GALERA.

Pior que o HU.

Pega senha. Espera. Atualiza os dados.
Vai pro guichê de pagamento. Pega a senha com código de barras.
Espera. No painel aparece a sua senha. Você vai pra um dos caixas automáticos e a máquina lê o código de barras e manda a conta (quase R$600).
Dinheiro ou Cartão. Tá pago.
Sai o recibo com outra senha, agora do remédio. Vai pro lugar do remédio. Chamou a senha?
Vai buscar no balcão, já sai o remédio com seu nome na etiqueta e tudo.

Agora pode ir pra casa.

O drama dos dois dias seguintes eu nem comento. Fiquei sem andar, tinha que pedir ajuda pra fazer tudo. O acidente aconteceu numa sexta e eu não precisei ir no trabalho. Além disso, como o acidente aconteceu enquanto eu ia trabalhar, o seguro-saúde daqui me reembolsou praticamente o valor integral do hospital (no Japão não tem SUS. No money, no doctor.)

Ainda bem que os amigos que tenho aqui são muito bonzinhos e praticamente não me deixaram sozinha :) Sou muito grata a eles.

Ainda tô machucada, mas já posso andar e amanhã vou sozinha numa clínica. Vamos ver o que vai dar, né?

Um comentário:

  1. Nossa que situação TERRÍVEL! Mas confesso que ri na parte do exame de gravidez, enfim dizem que temos que saber rir de nos mesmo, porém o mais importante é que vc esteja bem Ana. Boa sorte para vc, se cuida e vai mais devagar na próxima. Abraço!

    ResponderExcluir